Lígia Pellegrini Theodoro – “Sempre me respondem em imensurável amor”
O meu testemunho na Fraternitas é simples, não há grandes episódios, nenhum acontecimento marcante, mas é recheado de amor. Por isso resolvi escrever.
Conheci a Maria porque ela passou a se reunir com irmãos na casa da minha tia, a Kitty. A Kitty nos convidou a participar e, honestamente, fiquei um pouco reticente, mas fui. Eu não sabia para que serviam essas reuniões. Não sabia o que fazer. Tenho formação católica rigorosa e há pouco tempo havia iniciado o estudo da Doutrina Espírita. Há pouco tempo havia me convencido de que ela vinha realmente ao encontro do que buscava tanto, me preenchia.
Ao mesmo tempo, procurava lembrar sempre dos ensinamentos de uma pessoa especial em minha vida, a quem sou imensamente grata por me orientar quando comecei a me interessar pelos ensinamentos de Jesus segundo a Doutrina Espírita, quanto ao questionamento constante. Isso é muito diferente do catolicismo. No catolicismo eu não devia questionar nada e no Espiritismo eu posso e, me atrevo a dizer, DEVO questionar tudo.
Nesse contexto, fui conhecer a Maria: “de olhos e ouvidos abertos, disposta a questionar tudo”. Mas o mais importante, também fui de coração aberto, graças à minha mentora amada, que tanto me auxilia. Já no apartamento da Kitty, em Perdizes, quando ela me perguntou o que desejava dizer, eu não sabia. Eu pensava: “Devo falar de algum problema. Mas os meus problemas são tão banais!”. Aí, como minha sogra havia orientado, falei da saúde do meu filho, na época com 4 anos, um quadro de rinite alérgica chatiiiinho…. teve muitas crises.
Recebemos um passe e, após um encontro em muita paz, voltamos para casa. De lá para cá, não sei dizer com clareza o que aconteceu. Só sei dizer que fui me interessando cada vez mais por seu trabalho, como se fosse um ímã. Algo me puxava…. Procurava saber cada vez mais pelo trabalho dela, da Equipe Nosso Lar, sempre com “um pé atrás”.
E fui, dia a dia, simplesmente, isso mesmo, SIMPLESMENTE, procurando colocar em prática na minha modesta rotina, os ensinamentos de Jesus, como essa Equipe nos transmitia. Até hoje, tento…rs. E tenho ciência do meu tamanho. Sei que progredi um tantinho…. Mas, como eles nos dizem, que seja assim, um tanto mais a cada dia.
Assim, fui percebendo que passei a viver muito melhor! Com essa visão de mundo, de irmandade, de vida eterna, de aprendizado, de NUNCA estar só, de progresso, de amor, passei a ser um pouco mais leve, um pouco mais dinâmica, um pouco mais desapegada e muito mais feliz!
Fui convidada a integrar a equipe que fundou a Associação Beneficente Fraternitas Nosso Lar. Grande honra! Grande responsabilidade! Infelizmente, durou pouco pois me mudei para muito longe e deixei a Secretaria. Mas nunca deixei de estar por perto, como voluntária Fraternista, em muita alegria.
E as Reuniões de Aprendizado Mediúnico! Não tenho palavras para expressar o quanto me auxiliaram. Eu sempre participava no comecinho, e hoje, depois que saí de São Paulo, percebo o quanto foram e são importantes. Me ajudam muito na busca e manutenção da minha paz, do meu equilíbrio, da tolerância no meu caminho.
Sempre, sempre, sempre que tenho algum problema que me incomoda, além da minha mentora, converso com a Maria e ELES (ela e a Equipe Nosso Lar) sempre me respondem em imensurável amor. E isso me ajuda demais!
Continuo questionando quando me bate a dúvida, mas aprendi a VER. Aprendi a ver que TUDO, absolutamente TUDO, o que foi feito até hoje sob orientação dessa Equipe, por mais que a gente não entenda ou não concorde em um primeiro momento, sempre é para ajudar, sempre é para o bem, sempre é POR AMOR! Se assim é, não preciso me preocupar. Eu CREIO!
De concreto, que posso dizer são 3 casos simples (curtos…rs), mas muito valiosos:
Há algum tempo, apareceu um fungo na minha unha, e já sabia que seria um caso dos mais demorados e caros para curar. O tratamento seria longo. Eu teria que ter paciência. Foi então que resolvi pedir auxílio à Maria e à espiritualidade e me prescreveram uma receita simples de água morna e água oxigenada. Em 1 mês minha unha estava limpa! Acabou o fungo. Graças dou ao nosso Pai!
Também fui diagnosticada com hérnia de umbigo. A médica disse que daqui a algum tempo teria que fazer uma cirurgia. Em minhas orações, alguns dias depois, ouvi que estava curada. Perguntei para Maria e ela me confirmou. Voltei à médica e ela disse que estava só com um restinho da hérnia, bem pequenininha e que deixasse assim. Graças dou ao nosso Pai!
E, por fim, a Equipe Nosso Lar sempre me socorre nas crises alérgicas do meu filho. Na última, ele estava com muita secreção, constipado, tossindo e vomitava. Mais uma vez, pedi ajuda à espiritualidade e com medidas muito simples, muito saudáveis e incomparavelmente econômicas, sem tomar 1 remédio sequer, recuperou-se em muita paz. A Equipe me orientou medidas como leite quente com açúcar e canela à noite, essência de hortelã, bacia com água e açúcar no quarto todas as noites, trocar a fronha de algodão por cetim, entre outras. Meu filho está muito bem! Graças dou ao nosso Pai!
Mas eu creio que o maior benefício que tenho alcançado desde que aceitei o caminho de Amor ensinado e proposto por Jesus e orientado atualmente pela Equipe Nosso Lar é a realização. Sinto-me verdadeira, plena, ciente do que sou e do que devo fazer. Erro muuuuito, mas sempre lembro da indulgência, da razão da nossa existência nessa Bela Esfera Azul, na claridade que nos é ofertada a cada amanhecer, da chance de renovação, de fazer melhor, de ser melhor e assim, um dia, poder fazer a diferença, progredindo e auxiliando o progresso de Irmãos, em muita paz, no tempo de cada um, no tempo de Deus que é Supremo.